domingo, 1 de junho de 2014

A CRISE DE VALORES NA SOCIEDADE: VIVENDO VALORES NA ESCOLA COMO PROPOSTA DE SUPERAÇÃO ALTERNATIVA

           A história de nosso tempo, nesta virada de século, é marcada por profundas transformações sociais, políticas e econômicas, repetindo de certa forma as inquietudes e incertezas ocorridas na virada do século anterior.
O capitalismo e suas consequências tornam inviável uma vida digna para a maioria dos povos, fruto das diferenças sociais que o mesmo origina. Enquanto poucos vivem em moradias dignas, a maioria sobrevive sem habitação, sem condições mínimas de higiene, alimentação inadequada e insuficiente, sem atendimento hospitalar, sem educação e lazer, devido a baixos salários e desemprego que este tipo de estrutura social impõe.
 O contexto social, econômico e político, atingem diretamente o contexto educacional. Tal contexto exige um novo paradigma da escola e da educação que contemple uma nova relação entre desenvolvimento e democracia, cujo eixo norteador seja uma nova concepção de sujeito pedagógico, assim como uma nova concepção de conhecimento e de escola, não como uma instituição isolada, mas sim como uma instituição que transforma a sociedade.
              Há falta de incentivo para a educação. O cultivo de valores como: responsabilidade, respeito, amor ao próximo não são mais valorizados, a cada ano que passa os problemas de falta de valores, de disciplina, prostituição infantil e drogas vem aumentando. Os pais muitas vezes sentem-se incapazes de auxiliar nesta questão e pedem que os professores os orientem. Desta forma a Escola procura trabalhar os valores com os alunos, professores, funcionários e familiares.
Percebe-se que sempre há um caminho, pois o caminho da virtude de valores é sempre possível. Enquanto o homem existir, tem ele a possibilidade de modificar sua conduta e imprimir direções diferentes as suas ações a todos os homens.
Com esta reflexão percebe - se que muitos valores positivos acabam se perdendo, com um levantamento do que mais preocupava a comunidade escolar percebe - se que tudo se resume na falta de valores.
              Constata - se que há uma grande preocupação da comunidade escolar em relação à disciplina, sexualidade, drogas e falta de valores, por isso a necessidade de trabalhar valores na escola como uma proposta de superação alternativa, pois abrange a preocupação de toda a comunidade escolar em prol de uma melhor qualidade de vida para todos.
              Todo professor, como educador deve fazer sua opção em termos de valores. Esta escolha deve refletir nas suas relações com os alunos e colegas, no sentido de lhes propor um sistema valorativo, mas como meio de oportunizar lhes alternativas de seleção de valores e principalmente, de opções sociais e pessoais.

              No entanto, se o professor assumir este compromisso desafiador, estará, acima de tudo, transformando-se no verdadeiro elo entre o que tem e o que sonham: uma educação melhor, coerente mais justa, integrada e acima de tudo ética, com isso descobrindo horizontes para a realização do próprio ser humano.



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