terça-feira, 24 de março de 2015

LOGARITMOS


Queridos alunos do 2º ano da E E E Médio Belarmino Américo da Veiga,
com a intenção de incentivar vocês no estudo dos logaritmos, conteúdo do 1º ano, que
agora vocês tem a oportunidade de aprender, trago algumas curiosidades!!

O estudo dos logaritmos é muito importante na Ecologia, ao se medir o índice de diversidade de espécies dentro de um sítio ecológico, ou na Química, ao se calcular o
ph de uma solução.

Para que você tenha uma ideia da importância dos logaritmos, sua invenção na primeira metade do século 17 representou para a astronomia e para a navegação algo próximo do que representa hoje o computador para essas áreas.

Para você ver a importância dos logaritmos, as crianças nas escolas do ocidente aprendiam a usar tabelas de logaritmos até meados do século 20, pois a partir daí as calculadoras eletrônicas assumiram a tarefa de resolver cálculos mais complexos.

O inventor dos logaritmos foi John Napier (1550-1617), matemático escocês que teve o seu nome vinculado ao “Sistema de Logaritmos Neperianos”. Apesar de John ser o inventor dos logaritmos, o homem responsável pela aceitação desse incrível método, pelos cientistas, foi Henry Briggs (1561-1630), que propôs uma tabela de logaritmos e o conhecido “Sistema de Logaritmos Decimais”.

O progresso no campo da astronomia foi acelerado através dos logaritmos, que permitiu aos cientistas efetuar cálculos mais complexos, necessários para o desenvolvimento dessa ciência. Como exemplo, os astrônomos utilizam logaritmos para classificar as estrelas segundo o seu grau de luminosidade.

Edmund Gunter (1620) foi o matemático responsável por desenvolver um dispositivo conhecido como “Escala Gunter”, que era uma grande escala plana com logaritmos impressos e, junto de um bom compasso, os marinheiros da época utilizavam essa invenção para multiplicar e dividir distâncias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário