sábado, 2 de fevereiro de 2013

Uma reflexão: pós em Gestão Escolar

Uma diferença marcante entre os seres humanos é como cada um percebe os acontecimentos inesperados e se posiciona em relação a eles. Por um lado, existem os otimistas, que sempre veem o lado bom da situação. Por outro, os que só percebem tudo o que há de ruim na situação. O importante é que você consiga perceber que, independentemente dos seus objetivos pessoais, o significado desses pode assumir dimensões diferentes, pois você pode ter necessidades diferentes, o que determinará a prioridade com que você atuará para conquistá – los. “Os valores formam o alicerce do caráter da pessoa. Embora alguns dos valores possam mudar no correr da vida, eles tendem a permanecer profundamente enraizados na personalidade.” Os valores podem limitar as definições dos nossos objetivos, bem como as competências a serem desenvolvidas e as crenças que possuímos, levando-nos a adotar comportamentos defensivos se nos sentirmos ameaçados ou coagidos, ou a adotar atitudes proativas, se nos sentirmos que estamos sendo estimulados. PROFESSORES MOTIVADOS, ALUNOS FELIZES! Para conquistarmos nossos alunos, quem precisa estar mais motivado? Devemos levar em consideração que todos fazem parte de uma grande engrenagem, que as peças dependem umas das outras para funcionarem adequadamente. Todos precisam estar motivados! Mas para que um professor se torne motivado, devemos dar condições a ele e, o mais valioso é ouvir suas necessidades e expectativas em relação à escola. Devemos refletir sobre a missão de cada um, seus objetivos pessoais e profissionais, seus temores, suas esperanças e despertar a consciência de que a escola possui muitos pontos positivos e que estes, por sua vez, só foram alcançados graças ao esforço de cada um. (Cordeiro, Leia. Gestão Estratégicas de Pessoas. IESDE - 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário